REGRA DO PONTINHO

Participantes:

As partidas são disputadas por um número de jogadores entre 03 e 05. Quando houver até 5 participantes será formada uma mesa com todos os participantes. Havendo 6 ou mais participantes, se manterão mesas com no mínimo 3 participantes.

Baralho:

São usados dois baralhos comuns de 52 cartas.

Regras:

Inicialmente se escolhe o carteador. Será carteador aquele jogador que tirar a carta mais alta, onde o Ás será a menor carta. O carteador é mudado após cada rodada, o próximo será o jogador sentado à direita do primeiro carteador e assim por diante.

Após o embaralhamento das cartas, o baralho é oferecido ao jogador à esquerda do carteador que procederá ao corte das cartas. O carteador distribuirá 09 cartas para cada jogador, uma a uma. O jogador que cortou o baralho abre uma carta à mesa para determinar o curinga. Por exemplo: se a carta virada por quem cortou o baralho for o 7 vermelho (copas ou ouro), os 7 pretos (paus ou espada) serão os curingas dessa mão.

O jogo só inicia após o carteador permitir, solicitando que todos confirmem a quantidade de cartas recebidas.

O mão tem direito a fazer uso da carta virada para baixar um jogo. Caso não utilize, tem direito a comprar uma vez. Outro jogador qualquer poderá utilizar a carta virada apenas para bater, até que o mão faça seu primeiro descarte.

Jogos válidos:

Os jogos válidos são trincas e sequências. O objetivo é terminar sem cartas na mão, abaixando-se à mesa as trincas ou sequências de três ou mais cartas, de uma só vez ou parceladamente. Pode-se colocar cartas nos jogos dos demais participantes.

Pontuação:

Os jogadores que atingirem 100 pontos estouram e, quando todos estourarem (menos o que bateu), a partida estará terminada. O jogador que estourar poderá retornar ao jogo apenas uma vez – caso haja dois jogadores com menos de 100 pontos – com os pontos iguais aos do pior colocado, ou seja, com a maior pontuação da mesa.

Quando alguém bater, os demais perderão o número de pontos que tiverem em suas mãos. Assim, é conveniente ir descendo os jogos e as cartas que puderem ser colocadas nos demais jogos da mesa.

Regras adicionais:

  • As trincas são obrigatoriamente de três cartas de naipes diferentes. Quem tiver as outras cartas do mesmo naipe poderá colocá-las sobre os primeiros. A carta do quarto naipe não poderá ser aproveitada nesse jogo.
  • Só é permitido comprar do bagaço para colocar a carta em um jogo, novo ou já existente. Fora da vez, apenas para bater.
  • Quem tiver apenas uma carta na mão, não poderá comprar do bagaço. O descarte é livre.
  • Se alguém descartar o curinga, o jogador seguinte só poderá comprá-lo se puder utilizá-lo como carta normal.
  • O curinga somente pode ser utilizado em sequência e como carta do meio. Na ponta, apenas em caso de batida.
  • Mais de um curinga pode ser usado em um mesmo jogo.
  • O curinga utilizado como carta normal deixa de ser curinga.
  • Jogo baixado – e que estiver correto – não pode ser levantado. Carta largada no bagaço não pode ser levantada.

Multas e roubo de curinga:

Caso um jogador largue um jogo contendo o curinga, este pode ser “roubado” por outro jogador apenas para bater, imediatamente. O jogador que teve o curinga roubado terá acrescido à sua contagem 30 pontos (multa), por curinga roubado.

Contagem de pontos:

A contagem de pontos é a seguinte:

  • Curinga - 20 pontos
  • Ases - 15 pontos cada
  • Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada
  • Cartas numéricas (10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2) - O valor correspondente ao número da carta

Obs: O Ás valerá apenas 1 ponto se o jogador estiver com 98 pontos e somente uma carta na mão, o Ás.