As partidas são disputadas por um número de jogadores entre 03 e 05. Quando houver até 5 participantes será formada uma mesa com todos os participantes. Havendo 6 ou mais participantes, se manterão mesas com no mínimo 3 participantes.
São usados dois baralhos comuns de 52 cartas.
Inicialmente se escolhe o carteador. Será carteador aquele jogador que tirar a carta mais alta, onde o Ás será a menor carta. O carteador é mudado após cada rodada, o próximo será o jogador sentado à direita do primeiro carteador e assim por diante.
Após o embaralhamento das cartas, o baralho é oferecido ao jogador à esquerda do carteador que procederá ao corte das cartas. O carteador distribuirá 09 cartas para cada jogador, uma a uma. O jogador que cortou o baralho abre uma carta à mesa para determinar o curinga. Por exemplo: se a carta virada por quem cortou o baralho for o 7 vermelho (copas ou ouro), os 7 pretos (paus ou espada) serão os curingas dessa mão.
O jogo só inicia após o carteador permitir, solicitando que todos confirmem a quantidade de cartas recebidas.
O mão tem direito a fazer uso da carta virada para baixar um jogo. Caso não utilize, tem direito a comprar uma vez. Outro jogador qualquer poderá utilizar a carta virada apenas para bater, até que o mão faça seu primeiro descarte.
Os jogos válidos são trincas e sequências. O objetivo é terminar sem cartas na mão, abaixando-se à mesa as trincas ou sequências de três ou mais cartas, de uma só vez ou parceladamente. Pode-se colocar cartas nos jogos dos demais participantes.
Os jogadores que atingirem 100 pontos estouram e, quando todos estourarem (menos o que bateu), a partida estará terminada. O jogador que estourar poderá retornar ao jogo apenas uma vez – caso haja dois jogadores com menos de 100 pontos – com os pontos iguais aos do pior colocado, ou seja, com a maior pontuação da mesa.
Quando alguém bater, os demais perderão o número de pontos que tiverem em suas mãos. Assim, é conveniente ir descendo os jogos e as cartas que puderem ser colocadas nos demais jogos da mesa.
Caso um jogador largue um jogo contendo o curinga, este pode ser “roubado” por outro jogador apenas para bater, imediatamente. O jogador que teve o curinga roubado terá acrescido à sua contagem 30 pontos (multa), por curinga roubado.
A contagem de pontos é a seguinte:
Obs: O Ás valerá apenas 1 ponto se o jogador estiver com 98 pontos e somente uma carta na mão, o Ás.