REGRAS DO PEBOLIM

REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM "PIMBAFEQ"

1 - A disputa

1.1. Cada jogo será disputado em uma melhor de 3 partidas, o time que marcar 5 gols primeiro vence a partida.

1.2. As partidas são finalizadas com "bola de ouro", ou seja, se estiver 4 x 4, não irá a 6, termina quem fizer 5 gols primeiro.

1.3. As semifinais e finais serão disputadas em uma melhor de 5 partidas.

2 - Início da Partida

2.1. Terá direito a escolha do campo quem ganhar na escolha do "lado da moeda" ou no "par ou ímpar".

2.2. O jogo começará na sorte, ou seja, o juiz iniciará o jogo colocando a bola no "buraquinho" e o time que encostar na bola primeiro, terá a posse de bola.

3 - Bolas seguintes

3.1. Após convertido o primeiro gol, a bola deverá sair da defesa que sofreu o gol.

3.2. O jogador que sair com a bola na defesa, deverá controlá-la antes de passar ou chutar a gol, será considerada "bola controlada" uma bola parada no pé do jogador, ou que tenha sido tocada mais de duas vezes.

3.3. Caso o jogador da defesa perca a bola (deixe-a cair para o ataque oposto) depois de ter controlado, a mesma será considerada bola em jogo e poderá ser chutada a gol por qualquer jogador normalmente.

4 - Bola em jogo

4.1. Uma vez colocada em jogo, a bola deverá continuar sendo disputada até que ela saia da mesa (regra 5); seja declarada bola parada (regra 6); seja pedido tempo (regra 7) ou um GOL seja marcado (regra 8).

4.2. Uma bola que pule para cima e volte para dentro do campo, é considerada bola em jogo.

5 - Bola fora da mesa

5.1. Uma bola que pule e bata em qualquer parte que pertença à área interna da mesa, e não tenha intervenção de qualquer pessoa ou outro objeto que não pertença à mesa, será considerada bola em jogo.

5.2. A bola que sair da mesa deverá ser colocada de volta no meio de campo pelo Juiz.

6 - Bola parada

6.1. Será declarada "bola parada" a bola que estiver totalmente estática e fora de alcance de qualquer jogador.

6.2. A mesma deverá ser iniciada no meio de campo pelo Juiz, sem preferência para qualquer um dos lados.

6.3. Uma bola girando em seu próprio eixo, não é considerada "bola parada".

6.4. Não será permitido bater ou entortar a barra para "alcançar" uma bola parada ou em movimento. Se essa regra for desrespeitada será considerada uma falta leve, com penalidade de perda de posse de bola para o time oposto.

7 - Pedido de tempo

7.1. Cada time terá direito a 2 pedidos de tempo de 30 segundos por partida, essa pausa pode ser pedida a qualquer momento desde que o time que pedir a pausa esteja com domínio da bola em qualquer parte do campo.

7.2. Desrespeito ou abuso de tempo nessa regra será considerado uma falta leve.

8 - Pausa oficial

8.1. O Juiz tem o direito de chamar uma pausa oficial assim que achar necessário por qualquer motivo que julgar necessário. Essa pausa não conta como nenhuma das 2 pausas que cada time tem direito.

8.2. A pausa oficial não pode ser chamada com a bola em movimento.

8.3. Ao voltar da "Pausa oficial", a bola deverá ser colocada ou continuada do mesmo ponto onde se encontrava quando a pausa foi chamada. O juiz deverá se certificar que ambos os times estão prontos para continuar a partida.

9 - Ponto marcado - GOL

9.1. Uma bola que entre no gol e caia será contada como 1 ponto.

9.2. Gol de goleiro vale 2 pontos desde que seja direto, ou seja, sem encostar em nada.

9.3. Na dúvida se o gol foi válido ou não, caberá ao Juiz decidir.

10 - Lado da mesa

10.1. Ao final de cada partida, os times deverão trocar de lado, a não ser que ambos concordem em não mudar. Se houver controvérsia, a mudança será necessária.

11 - Mudança de posição dos jogadores

11.1. Os jogadores do mesmo time terão o direito de trocar de posição (ataque e defesa) entre um gol e outro ou através do pedido de tempo (regra 7). Não será permitido trocar posição com a bola em movimento no campo.

11.2. A troca de posição entre jogadores deverá ser feita apenas 1 vez por partida.

12 - Girar as barras

12.1. Será permitido girar a barra para fazer uma jogada, desde que o giro seja controlado e não ultrapasse uma volta completa de 360°. Caso o jogador perca o controle e a barra gire mais do que o permitido e resulte em gol, o mesmo será anulado.

12.2. Um giro ilegal intencional será penalizado com um pênalti do time oposto, enquanto um giro não intencional resultará na perda de posse de bola para a defesa oposta.

12.3. Caberá ao Juiz decidir se um giro foi ilegal ou não, intencional ou sem querer.

13 - Batidas na mesa

13.1. Não será permitido bater, levantar ou executar qualquer manobra na mesa que dificulte ou atrapalhe o domínio da bola enquanto o time oposto estiver com a posse da mesma e/ou com a bola em jogo. Apenas o time que estiver com posse de bola poderá bater na mesa (com as barras).

13.2. Uma batida não intencional que não prejudique o time oposto não será penalizada, mas deverá sofrer uma advertência do Juiz, que decidirá como interpretar a batida.

13.3. Após 3 advertências ao mesmo time, será considerada uma batida ilegal não intencional e deverá sofrer a penalidade de perda de posse de bola para a defesa oposta.

13.4. Uma batida intencional será penalizada com um pênalti do time oposto, enquanto uma batida não intencional resultará na perda de posse de bola para a defesa oposta. Caberá ao Juiz decidir se a batida foi intencional ou sem querer.

14 - Dentro da área de jogo

14.1. Durante a partida, não será permitido, de qualquer forma, que o jogador coloque a mão dentro da área de jogo por qualquer motivo. Para limpar um detrito que por ventura esteja no campo, deve-se pedir tempo conforme a regra 7 e avisar ao Juiz. Nesse caso, o tempo pedido não contará para nenhum dos times.

15 - Distração

15.1. Não será permitido utilizar qualquer meio para distrair o time adversário. Fica a critério do Juiz interpretar o tipo de distração e intervir com uma advertência. Em caso de reincidência, será penalizado com perda de bola para a defesa do time oposto.

16 - Medidas punitivas

  • Leve: Perda da posse de bola, reversão para a defesa oposta.
  • Média: Pênalti.
  • Grave: Perda da partida.
  • Gravíssima: Eliminação definitiva do campeonato.

17 - Classificação das punições

  • Leve: Anti-jogo.
  • Média: Ofensas em geral.
  • Grave: Discussões e desacatos.
  • Gravíssima: Confusão generalizada com interrupção do campeonato.
  • Reincidência: 3 faltas numa mesma partida devem ser punidas com um pênalti (tiro direto do ataque) com apenas o goleiro defendendo.