REGRA DO GENERAL

1. Sendo 11 o número de jogadas possíveis, um jogo consiste de 11 jogadas para cada jogador.

2. Cada jogador, em sua vez, tem três chances de arremessar os dados. Na primeira, joga os cinco dados. Na segunda, conforme o resultado obtido, pode voltar a arremessar de um a cinco dados, mantendo os demais sobre a mesa, ou aceitar o resultado, dando a jogada por encerrada. Na terceira, da mesma forma, pode arremessar de uma a cinco dados (mesmo os que ele tenha mantido sobre a mesa entre o primeiro e o segundo arremessos) ou aceitar o resultado.

3. O resultado obtido ao final de três arremessos (uma jogada completa) deve ser classificado, pelo próprio jogador, como uma das seguintes 11 possibilidades:

  • Jogada do 1: Um certo número de dados (de 0 a 5) marcando o número 1, sendo que a jogada vale mais pontos conforme a quantidade de dados que marcarem o número 1. Por ex.: 1-1-1-4-5, vale 3 pontos.
  • Jogada do 2, 3, 4, 5 e 6: Correspondentes à jogada do 1 para os demais números. Por ex.: 3-3-4-4-5 vale 6 pontos se for considerada jogada do 3, 8 pontos se for considerada a jogada do 4 ou 5 pontos se for considerada a jogada do 5.
  • Sequência (S): Cinco dados com numeração sequencial. 1-2-3-4-5 ou 2-3-4-5-6. O 1 não vale como 7, ou seja, 3-4-5-6-1 não é uma sequência válida. Vale 20 pontos.
  • Full-hand (F): Uma trinca e um par. Por ex.: 2-2-2-6-6. Vale 30 pontos.
  • Quadra (Q): Quatro dados marcando o mesmo número. Vale 40 pontos.
  • General (G): Os cinco dados marcando o mesmo número. Vale 50 pontos.
  • Jogada aleatória (X): Qualquer combinação vale a soma dos 5 dados. Por ex.: 1-4-4-5-5 vale 19 pontos.

4. Na sequência, full-hand e quadra, quando conseguidas na primeira jogada, valem mais cinco pontos, ou seja:

  • Sequência – 25 pontos
  • Full-hand – 35 pontos
  • Quadra – 45 pontos

O General não tem acréscimo de 5 pontos, na jogada plena.

5. O resultado é marcado na cartela, na coluna do jogador e na linha correspondente à jogada. Aquela linha (e, portanto, a jogada) não poderá ser utilizada pelo jogador na mesma partida.

6. Se um determinado resultado não puder ser classificado como nenhuma das jogadas ainda restantes para aquele jogador, ele deverá escolher qual das jogadas restantes será descartada, marcando 0 (zero) na linha correspondente.

7. Ao final das 11 rodadas, com a cartela toda preenchida, soma-se os valores de cada coluna e o jogador que obtiver mais pontos será considerado o vencedor.